Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/honoplantas/www/wp-content/themes/renato/functions.php on line 73
HONOPLANTAS | COMO PLANTAR MORANGO

COMO PLANTAR MORANGO

MÃOS À OBRA

>>> INÍCIO 
Escolha a cultivar para o plantio. Para o mercado in natura, são indicadas alleluia, camarosa, camino real, festival, IAC Campinas, IAC princesa isabel, oso grande, tudla e ventana, enquanto que, para a indústria, burkley, dover, IAC guarani e santa clara. Adquira em locais idôneos e com referência.
>>> AMBIENTE O morangueiro tem bom desenvolvimento em locais de clima subtropical e temperado. A faixa ideal para a floração e frutificação é de 13 oC a 26 oC. Deve ser cultivado a pleno sol, evitando a exposição a ventos moderados ou intensos. As flores e os frutos não suportam geada, granizo e chuvas intensas.
>>> TRANSPLANTE As mudas enraizadas em bandejas, ou tubetes, praticamente não sofrem estresse no processo de transplante. Mas devem ser transportadas protegidas do vento e do sol. Recomenda-se ainda transportar as mudas de raízes nuas com o sistema radicular protegido por sacos de pano umedecidos. Separe umas das outras, retirando folhas velhas e doentes, e, para evitar que se desidratem, plante-as rapidamente. Podas de raízes não são indicadas, pois os ferimentos facilitam a contaminação de pragas e doenças.
>>> PLANTIO Entre abril e maio. São necessários canteiros com 25 a 30 centímetros de altura e 0,80 a 1,20 metro de largura. Deixe entre as plantas espaçamento de 35 por 40 centímetros. Metade do caule da muda deve ficar ao nível do solo, para evitar dificuldades na emissão de novas folhas, o que ocorre quando plantada muito profunda ou no surgimento de raízes laterais, devido ao plantio superficial. O solo mais adequado é o arenoso-argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica. Mantenha o pH entre 6 e 6,5 e faça a calagem se o solo for mais ácido.
>>> CUIDADOS Após 30 a 40 dias do transplante, indica-se cobrir o solo com plástico preto para proteger o morango do contato com a terra, da incidência de fungos e do acesso de plantas invasoras. Impurezas depreciam a qualidade da fruta e reduzem o período de conservação após a colheita. A adubação mais recomendada é a orgânica.
>>> PRODUÇÃO A colheita ocorre de 60 a 80 dias após o plantio das mudas e pode prolongar-se por quatro a seis meses, de abril a janeiro.